Mensagens do blog por Instituto Avisa Lá

Todo o mundo


Quem já viu cenas como esta em casa, observando seus filhos ou na creche? Sempre nos surpreendemos com aquilo que a criança faz, mas nem sempre olhamos de forma a compreender o que podemos aprender com isso.

As crianças desta pequena cena nos mostram que já têm uma trajetória de vida e muitos conhecimentos. Mostram que aprenderam muito sobre a vida social e os comportamentos dos adultos. Estão atentas às formas de comunicação e interação de sua cultura. Elas nos mostram também que aprenderam observando os adultos e expressam o que aprenderam de um modo próprio, só seu, de acordo com suas possibilidades. Para as crianças, a brincadeira de faz-de-conta ou a imitação é um modo de apreender o mundo que a cerca e de lidar também com suas emoções.  

Se este é um momento tão importante para a criança, que tal oferecer, nos espaços que temos disponíveis e na medida de nossas possibilidades, ambientes ou materiais que favoreçam esse brincar? 

Certamente iremos nos maravilhar com a forma singular de cada criança expressar seus conhecimentos e sentimentos.  E assim, abertos a esse mundo, aprenderemos a cada dia com elas.